quinta-feira, 7 de novembro de 2013

“Saiba como fazer uma horta caseira reutilizando garrafa PET”


Com a facilidade das compras em supermercados e feiras, deixamos de cultivar hortaliças e temperos dentro de casa. O Engenheiro Agrônomo JUSCELINO NOBUO SHIRAKI, dá a dica de como construir uma horta caseira, reutilizando garrafas PET!

A ideia é reaproveitar materiais que iriam para o lixo para cultivar suas próprias hortaliças. Além disso, a horta caseira é decorativa e deixa um aroma agradável no ambiente.

Você pode aproveitar pequenos espaços em casa, como quintais ou varandas. É importante escolher as espécies certas para o espaço disponível em sua casa! 

 Aproveite pra deixar a casa bem florida para as festas de final de ano!

Material:
- Tesoura;
- Alicate;
- Arame; - Garrafa PET;
- Isopor;
- Manta para jardinagem; - Terra preparada;
- Hortaliças;

Como fazer:
Com auxílio da tesoura, faça furos grandes em cada uma das saliências do fundo da garrafa. Em seguida, corte uma janela na lateral do recipiente na
parte intermediária. Para preparar o substrato que fica no fundo, vários materiais podem ser utilizados como, por exemplo, argila expandida e pedra britada, mas como a sugestão é um vaso suspenso, a escolha do material é importante. Neste caso usaremos isopor para ficar mais leve.
Cubra o fundo da garrafa com pedaços de isopor; em seguida corte em círculo a manta de drenagem e coloque sobre o isopor cobrindo-o totalmente. O círculo deve ter o diâmetro um pouco maior que o diâmetro da garrafa.
Em um recipiente separado, prepare a terra. Para este tipo de plantio ela deve ser composta por 50% de terra comum e 50% de terra preta. Preencha a garrafa PET até a metade com o preparado. Coloque sua hortaliça e ajeite bem, a seguir, adicione mais um pouco. Complete com mais um punhado até ficar um dedo abaixo da altura da ‘janela’. Este espaço é importante para que a água não transborde quando a hortaliça for regada. Para finalizar, faça um gancho com o arame e amarre-o no gargalo da garrafa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário