segunda-feira, 18 de novembro de 2013

"Está feliz gordinho?"


Hoje a obesidade é tanto um problema real de saúde pública quanto uma fantasia moral que pesa na cabeça das pessoas. Dados do Ministério da Saúde mostram que, no Brasil, mais de 65 milhões de pessoas, cerca de 40% da população, estão com excesso de peso e, desse total, aproximadamente 10 milhões são considerados obesos.


Isso tem chamado a atenção de autoridades e o assunto virou alvo de patrulhamento. Mas o renomado endocrinologista Alfredo Halpern não tem medo de ir contra a corrente.

“Se uma pessoa é gordinha e não tem problemas de saúde, deixa ela. Se quiser emagrecer, tudo bem, mas se não quiser e isso não afetar sua autoestima, não é obrigada a emagrecer”, diz o médico,

“Se a pessoa é gordinha, mas tem saúde, não tem alteração de açúcar, não tem colesterol ou qualquer outra alteração, não tem porque tratar desse paciente se ele não quiser.” Mas diz também que não vê nenhum problema em tratar a obesidade por vontade estética.

Halpern percebe ser muito comum ouvirmos que quem está acima do peso não emagrece por preguiça ou desleixo. A crença popular definiu uma série de estereótipos que muitas vezes não correspondem à realidade. Ninguém é obeso porque quer. Não é à toa que a cada semana uma nova dieta milagrosa é anunciada, conquistando rapidamente centenas de seguidores esperançosos que raramente conseguem alcançar o resultado desejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário