segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Guitarra tocada por Bob Dylan em primeira apresentação “elétrica” pode custar US$500 mil em leilão.


Guitarra usada por Bob Dylan em primeira apresentação ‘elétrica’ vai a leilão

A famosa guitarra Fender Stratocaster usada por Bob Dylan em 1965, no festival de folk de Newport, será finalmente leiloada na Christie’s, de Nova York, no dia 6 de dezembro.


A guitarra, que é considerada a forma e a razão pela qual Dylan embarcou nos instrumentos elétricos, devem arrecadar ao menos 500 mil doletas, de acordo com a agência Associated Press, e será leiloada ao lado de cinco folhas de manuscritos e rascunhos de versos que estariam em faixas como “In the Darknes of yout room”, “Absolutely sweet Mary”, entre outras. As letras foram encontradas na caixa da guitarra e têm valor estimado de 3 mil dólares, a 5 mil dólares.

Por 50 anos, a guitarra esteve sob a posse da família de Vic Quinto, em Nova York, um piloto de aviões que trabalhou para o empresário de Dylan. O músico acidentalmente esqueceu o instrumento no jato privado que Quinto pilotava e, de acordo com a filha dele, Dawn Paterson, a companhia que cuidava de
Dylan nunca respondeu sobre o que ele deveria fazer com a guitarra.

Dylan e sua equipe, inicialmente, negaram a autenticidade da guitarra. Paterson, então, a levou para ser examinada no programa de TVHistory Detectives, em 2012. Em julho deste ano, uma notícia publicada pela Rolling Stone EUA dizia que a disputa entre a família do piloto e Dylan havia chegado ao fim e ela, enfim, poderia vender o instrumento e os manuscritos. Outros detalhes do acordo, como qual é o tamanho da fatia de dinheiro que será destinada ao músico, são mantidos como confidenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário