quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Já ouviu falar das Formigas-Correição?


Elas são grandes, e se espalham por todos os lados da mata em busca de comida, e elas fazem de tudo pra conseguir o objetivo. E é de tudo mesmo! Se tem buraco, elas fazem ponte, se tem árvore, escalam, e se acham uma presa, começa a carnificina. Até animais vertebrados não tem vez devido a força desse inseto.
Maaaaaaaaaaaas, as formigas-correição tem um ponto fraco: o circulo da morte.

Elas são cegas (ou parcialmente cegas) e se comunicam através de substancias chamadas feromônios, que servem para indicar o caminho para os insetos.

Quando uma correição sai para caçar, deixa uma trilha de feromônio que pode ser seguida por outras formigas da mesma espécie. Se acharem comida pelo caminho, o rastro é reforçado pelas operárias que se dirigem até o local. No momento em que o suprimento de alimento acaba os insetos param de remarcar a trilha e o cheiro é dissipado.

No processo, algumas formigas podem acabar se perdendo e, para se reconectar com o grupo, procuram por uma trilha de feromônio. Mas, nessa jornada, podem acabar encontrando o próprio rastro e assim terminar andando em círculos – até morrem de exaustão.

Ou seja, até o mais forte dos insetos morre de cansaço!
Se você quiser ver como funciona isso de circulo da morte, acessa nossa página do facebook que tem um vídeo lá! Aproveita e dá um curtir lá na Page! https://www.facebook.com/RadioBatuira?ref=hl

Nenhum comentário:

Postar um comentário