quinta-feira, 24 de outubro de 2013

“Confira as datas importantes que podem cair no ENEM”

2013 está repleto de EFEMÉRIDES, nome dado às datas redondas e consideradas importantes. O ano marca o centenário do escritor brasileiro RUBEM BRAGA, famoso por suas crônicas. Neste ano, comemorou-se também 50 anos do discurso "I HAVE A DREAM", de Martin Luther King. Além de 40 anos do primeiro choque do petróleo.

Por isso, a Rádio Batuíra selecionou algumas datas que podem cair no ENEM, confira;

1- 1823: DOUTRINA MONROE: Criada pelo então presidente James Monroe e conhecida também pela frase "América para os americanos", a doutrina reforçou a autonomia dos Estados Unidos e tinha como princípios básicos a proibição de recolonizar o continente americano.

2- 1913: CENTENÁRIO DE RUBEM BRAGA: O capixaba Rubem Braga era escritor e jornalista, mestre no gênero da crônica. O "velho Braga", seu apelido, pertenceu à segunda geração do MODERNISMO BRASILEIRO. O autor é apontado como o maior cronista moderno do Brasil. Em seus textos são comuns temas como lembranças da infância, o amor, a busca da natureza, questões políticas e o Rio de Janeiro, onde viveu até o fim da vida.


3- 1913: CENTENÁRIO DE VINÍCIUS DE MORAES: Nascido no Rio de Janeiro, Vinícius de Moraes foi poeta, compositor e diplomata. Na década de 1950, ao lado de Tom Jobim, ajudou a criar a Bossa Nova. Sua poesia é dividida em duas fases: a primeira com temas religiosos e existenciais, e a segunda, usando a forma clássica tendo como temas o amor, a mulher e a realidade social. Sua poesia mesclava o erudito e temas populares.


4- 1953: CRIAÇÃO DA PETROBRAS: Empresa estatal criada em 3 de outubro de 1953 pelo presidente Getúlio Vargas para impulsionar a produção de petróleo no país , que fortaleceu o papel do Brasil como produtor de petróleo. É a maior empresa da América Latina e a quarta maior de energia do mundo. Está presente em mais de 27 países e possibilitou a descoberta do pré-sal, reservas que podem triplicar as reservas de petróleo e gás natural do Brasil nos próximos anos.



5- 1963: DISCURSO DE MARTIN LUTHER KING: Martin Luther King discursou em frente ao Lincoln Memorial em Washington D.C. durante Marcha de Washington por Empregos e Liberdade, que reuniu 200 mil pessoas. A marcha e o discurso realizados naquele dia aumentaram a pressão na administração do então presidente John F. Kennedy para que as questões de direitos civis fossem levadas até o Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário