quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

"Em 10 anos, mortes pelo cigarro triplicaram."

O cigarro matou 50 milhões de pessoas nos últimos 10 anos. Grandes empresas fabricantes estão atrapalhando os esforços que poderiam salvar milhões de vidas.


No relatório, a WLF (sigla em inglês para Fundação Mundial do Pulmão) e a Sociedade Americana de Câncer declararam que, neste século, 1 bilhão de pessoas irão morrer pelo vício do cigarro ou pela exposição à fumaça do cigarro, ou seja, uma pessoa a cada 6 segundos. O tabaco é responsável por mais de 15% de todas as mortes de homens e por 7% das mortes de mulheres.

Na China, o cigarro é a principal causa de morte – causador de 1,2 milhões de óbitos anuais e o número deve subir para 3,5 milhões até 2030, acusou o relatório. Esses dados fazem parte de uma mudança mais ampla, dentro da qual os índices de tabagismo no mundo desenvolvido estão decaindo, mas os números aumentam nas regiões mais pobres. O índice de mortes causadas pelo cigarro está cada vez mais alto no mundo em desenvolvimento, principalmente na Ásia, no Oriente Médio e na África.

Cerca de 80% das pessoas que morrem de doenças ligadas ao fumo são originárias de países de baixa renda ou média.  O diretor-executivo da WLF, Peter Baldini, acusou a indústria de tabaco de explorar a ignorância das pessoas a respeito do efeito real do tabagismo e de desinformar para sabotar as políticas de saúde que poderiam salvar milhões de vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário