segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

"Pessoas bonitas são mais conformadas e egoístas"





As pessoas atraentes são vistas como mais desejáveis e sociais, mas são mais propensas a terem valores não tão bonitos, favorecendo conformidade e autopromoção a independência e tolerância, segundo estudos das Universidade Aberta de Israel e Universidade Hebraica de Jerusalém.
Foram 118 estudantes, mulheres com média de 29 anos, responderam a questionários para medir seus valores (como tradição, conformidade e benevolência) e traços de personalidade (como afabilidade, extroversão e neuroticismo) e foram filmadas durante cerca de um minuto entrando em uma sala, lendo a previsão do tempo para uma câmera, e saindo da sala.
Assim também tiveram 118 participante, 40% do sexo masculino, que serviram como “juízes”. Cada juiz assistiu a um vídeo de uma das participantes estudadas, escolhida aleatoriamente, para avaliar seus valores, traços e atratividade.
O juiz que achou a participante alvo atraente fisicamente, ela também era percebida como agradável, aberta a experiências, extrovertida, consciente e emocionalmente estável, também foram mais propensos a acreditar que as mulheres mais atraentes valorizavam mais conquistas (profissionais, pessoais) em comparação com as mulheres menos atraentes.
E daí já sabemos o resultado: julgaram o livro pela capa, pois os questionários preenchidos pelas participantes não mostraram qualquer correlação entre ser bonita e ter traços desejáveis de personalidade.

  • Pior: as mulheres vistas como mais atraentes fisicamente eram mais propensas a apoiar valores como conformidade e tradição, em vez de valores como a autodireção e o universalismo, ligados à tolerância e uma preocupação com os outros.
De acordo com os pesquisadores, o estereótipo do que “o que é bonito, é bom” certamente não é verdade para todos os casos, já que pode ser que as pessoas mais “bonitas” sejam também mais conformadas, egoístas e intolerantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário