terça-feira, 3 de dezembro de 2013

"Pupilas “vazadas” clinicamente conhecida como Coloboma, saiba mais…"

Pessoas que tem a pupila “vazada” é popularmente conhecida como “síndrome dos olhos de gato”, mas o nome clinico e correto é Coloboma.
Este caso, pode atingir uma das estruturas dos olhos, no caso a íris, a coroide, a pálpebra, a retina OU o nervo óptico, podendo acontecer em um ou ambos os olhos.
Nossos olhos começam a se desenvolver, ainda quando somos um feto, aproximadamente aos 22 dias durante a gestação, e o processo se dá em múltiplas camadas. A parte frontal do cérebro do feto inicia o desenvolvimento de duas pequenas bolas em hastes. Enquanto isso, a ectoderme (uma camada exterior de tecido) começa a ficar mais espessa sobre essas duas esferas.
Esse fenômeno acontece um em cada 10 mil bebês apresenta um processo de “selagem” não totalmente concluído. Em vez de um orifício circular, a abertura pode ter o formato de uma fechadura de porta, da pupila de um gato ou dando a impressão de ser um círculo “vazado”.
  • Infelizmente o coloboma pode causar problemas de visão para os pacientes, em parte por conta do vazamento de luz ocasionado justamente pela pupila expandida.
  • Pelo não fechamento da pupila pode também prejudicar a circulação de sangue no olho.
  • Entretanto…
  • A maior parte dos casos, o Coloboma só resulta em uma visão ligeiramente embaçada e um incômodo a luzes fortes.
Via: Você sabia? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário